O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente (PPGCMA), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA), anuncia a abertura do processo seletivo para o preenchimento de 25 (vinte e cinco) vagas no Curso de Doutorado, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2025.

A seleção segue os termos estabelecidos no edital aprovado pelo Colegiado do PPGCMA em 14 de novembro de 2024, em conformidade com a Resolução nº 5.425/21 do CONSEPE.

Para acessar o edital completo e obter mais informações sobre o processo seletivo do Doutorado do PPGCMA, visite o link abaixo:

Edital e Informações - Seleção Atual

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Meio Ambiente (PPGCMA) convida pesquisadores e alunos do programa para participarem do curso de OPERAÇÃO DA SONDA MULTIPARAMÉTRICA DE QUALIDADE DA ÁGUA YSI EXO2. Com aulas práticas e teóricas, o curso tem como objetivo capacitar os participantes na utilização dessa importante ferramenta de monitoramento ambiental.

                                                         

                                                          Público-alvo: Pesquisadores e alunos do PPGCMA.
                                                          VaGas: 20                                                          

                                                          Carga Horária: 30h
                                                          Investimento: Gratuito
                                                          Inscrições: De 2 a 6 de setembro, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
                                                          Garanta sua vaga e aproveite essa oportunidade para aprimorar seus conhecimentos na área de qualidade da água!

 

                                                      O IV Simpósio de Pesquisas em Meio Ambiente e Conservação (IV SPMAC), com o tema "Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia", será realizado              de 25 a 29 de novembro de 2024, em Belém-PA.

O evento tem como principal objetivo promover a integração e discussão entre pesquisadores, profissionais e estudantes sobre o uso de tecnologias e metodologias avançadas para criar produtos e serviços mais sustentáveis. Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, além de seguir as conclusões da FAO sobre a bioeconomia, abrangendo áreas cruciais como erradicação da pobreza, água potável e saneamento, indústria sustentável e ação contra mudanças climáticas.

 OBJETIVOS

Promover a Integração de Conhecimento: Reunir pesquisadores e profissionais de instituições nacionais e internacionais para discutir experiências e perspectivas sobre o uso sustentável dos recursos da Amazônia.

Capacitação e Reciclagem: Oferecer minicursos e palestras voltados para a capacitação de recursos humanos, reciclagem de docentes e intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

Socialização de Trabalhos Científicos: Facilitar a submissão e apresentação de trabalhos científicos previamente avaliados, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimento e inovação.

Desenvolvimento de Parcerias: Consolidar parcerias entre a pós-graduação, graduação, empresas públicas e privadas, e comunidades tradicionais, promovendo a integração de esforços em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 HISTÓRICO DO EVENTO

O Simpósio de Pesquisas em Meio Ambiente e Conservação (SPMAC) foi criado em 2015 para responder à crescente demanda por debates e intercâmbio de conhecimento sobre questões ambientais, especialmente focadas na Amazônia. A primeira edição estabeleceu as bases do evento, definindo seu formato e principais objetivos. Desde então, o Simpósio tem sido realizado regularmente, com exceção do período da pandemia, por iniciativas do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente (PPGCMA) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará.

O evento atrai um público diversificado composto por pesquisadores, estudantes e profissionais da área ambiental. A cada edição, o Simpósio expande seus temas e aumenta a participação, incluindo colaborações de outras regiões do Brasil e internacionais. As edições ao longo dos anos têm abordado uma variedade de temas como biodiversidade, ecologia, mudanças climáticas, políticas públicas, educação ambiental e tecnologias para a conservação.

 Na sua quarta edição, o evento incluirá os seguintes temas: práticas sustentáveis que fortalecem a bioeconomia na Amazônia e desenvolvimento de produtos inovadores a partir de matérias-primas amazônicas. Este ano, o IV SPMAC se apresenta como uma oportunidade ímpar para fortalecer a cooperação científica e fomentar o desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Acesse aqui para realizar sua inscrição.