SOBRE O SPMAC

O IV Simpósio de Pesquisas em Meio Ambiente e Conservação (IV SPMAC), com o tema "Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia", será realizado de 25 a 29 de novembro de 2024, em Belém-PA.

O evento tem como principal objetivo promover a integração e discussão entre pesquisadores, profissionais e estudantes sobre o uso de tecnologias e metodologias avançadas para criar produtos e serviços mais sustentáveis. Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, além de seguir as conclusões da FAO sobre a bioeconomia, abrangendo áreas cruciais como erradicação da pobreza, água potável e saneamento, indústria sustentável e ação contra mudanças climáticas.

OBJETIVOS

Promover a Integração de Conhecimento: Reunir pesquisadores e profissionais de instituições nacionais e internacionais para discutir experiências e perspectivas sobre o uso sustentável dos recursos da Amazônia.

Capacitação e Reciclagem: Oferecer minicursos e palestras voltados para a capacitação de recursos humanos, reciclagem de docentes e intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

Socialização de Trabalhos Científicos: Facilitar a submissão e apresentação de trabalhos científicos previamente avaliados, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimento e inovação.

Desenvolvimento de Parcerias: Consolidar parcerias entre a pós-graduação, graduação, empresas públicas e privadas, e comunidades tradicionais, promovendo a integração de esforços em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

HISTÓRICO DO EVENTO

O Simpósio de Pesquisas em Meio Ambiente e Conservação (SPMAC) foi criado em 2015 para responder à crescente demanda por debates e intercâmbio de conhecimento sobre questões ambientais, especialmente focadas na Amazônia. A primeira edição estabeleceu as bases do evento, definindo seu formato e principais objetivos. Desde então, o Simpósio tem sido realizado regularmente, com exceção do período da pandemia, por iniciativas do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente (PPGCMA) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará.

O evento atrai um público diversificado composto por pesquisadores, estudantes e profissionais da área ambiental. A cada edição, o Simpósio expande seus temas e aumenta a participação, incluindo colaborações de outras regiões do Brasil e internacionais. As edições ao longo dos anos têm abordado uma variedade de temas como biodiversidade, ecologia, mudanças climáticas, políticas públicas, educação ambiental e tecnologias para a conservação.

Na sua quarta edição, o evento incluirá os seguintes temas: práticas sustentáveis que fortalecem a bioeconomia na Amazônia e desenvolvimento de produtos inovadores a partir de matérias-primas amazônicas. Este ano, o IV SPMAC se apresenta como uma oportunidade ímpar para fortalecer a cooperação científica e fomentar o desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Acesse aqui para realizar sua inscrição.