Uso de oleaginosas da Amazônia na produção de sabões

Em 2014, foi aprovado um projeto de pesquisa do Programa para utilizar os processos industriais de extração de óleos e gorduras das oleaginosas presentes na Amazônia para produção de sabões, com o intuito de estimular a formação de mulheres para a carreira da Engenharia Química e despertar o interesse vocacional das alunas de ensino médio pela profissão e pela pesquisa cientifica e tecnológica, enfocando a conotação desejável que desperte as qualidades de senso investigativo, capacidade empreendedora, tomada de decisões e responsabilidade com relação às questões sociais e ambientais. Atualmente o projeto está em andamento.

 

Desenvolvimento de sistema de tratamento de água para comunidades ribeirinhas

Por meio de um projeto de pesquisa aprovado em 2015, o Programa pretende desenvolver um sistema de tratamento de água para comunidades ribeirinhas da região amazônica, utilizando membranas de micro e ultrafiltração com eletrificação autônoma por meio de sistemas fotovoltaicos. O protótipo seria de baixo custo, fácil operação e manutenção, bem como sustentável pela utilização de módulos de adsorção por carvão ativado oriundos de caroço de açaí. O resultado esperado é a obtenção, após o tratamento, de uma água livre dos microorganismos de veiculação hídrica, proporcionando a melhora das condições sanitárias das populações ribeirinhas.

 

Alternativas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia

O Programa busca desenvolver pesquisas para propor alternativas sustentáveis de integração regional e preservação dos recursos naturais na Amazônia, por meio do estudo das estratégias políticas, modelos de gestão de mecanismos e dos instrumentos de apoio ao desenvolvimento regional.