Mestrado

 1. Disciplinas obrigatórias 

 Área de Concentração: Recursos Naturais e Sustentabilidade 

 Dissertação de Mestrado (6 créditos, 90 horas)

 

Metodologia do Ensino Superior (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Tendências pedagógicas; Educação de adultos; A comunicação de massa. Planejamento do processo ensino-aprendizagem: importância, fases e componentes do plano instrucional. Objetivos, conteúdos, técnicas de ensino, recursos instrucionais e avaliação.

 

Metodologia da Pesquisa Científica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Abordagem histórico-filosófica sobre a questão da ciência e do método; Aspectos teóricos relacionados com o processo de produção científica e sua relação com tecnologia ambiental; Elementos para organização trabalhos científicos incluindo os relacionados com conclusão de curso de pós-graduação; Orientação para o desenvolvimento do processo de pesquisa no que se refere a definição do problema, universo amostral, coleta e análise de dados, normas da ABNT; Especificidade de experimentos/ensaios.

 

2. Disciplinas optativas

 

Aplicações do Sensoriamento Remoto (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Princípios físicos do Sensoriamento Remoto. O espectro eletromagnético e os princípios físicos do Sensoriamento Remoto. Características espectrais dos materiais (noções básicas). Sistemas sensores. Sistemas aéreos - Aplicações. Estereoscopia. Interpretação de fotografias aéreas. Processamento digital de imagens. Avaliação de uso e ocupação do solo.

 

Ciência, Tecnologia e Sociedade (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Análise das concepções e relações existentes entre a ciência, a tecnologia e a sociedade salientando a importância de se compreender e de se construir o conhecimento científico-tecnológico a partir de sua dimensão social, cultural, bem como acerca de seus impactos, integrando a dimensão ético-política ao processo de reflexão crítica. Discussão das formas de inserção de tais questionamentos no contexto do ensino, de forma que, também esse possa estar contribuindo como agente de transformação da realidade

 

Direito e Legislação Ambiental (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Temas afetos ao Direito Ambiental, destacando as principais normas da legislação federal que são aplicáveis no dia-a-dia. Evolução histórica, conceito, fontes e princípios do Direito Ambiental. O conceito jurídico de meio ambiente. A proteção constitucional do meio ambiente e os bens ambientais. O sistema federativo e a competência no meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente, seus instrumentos e o funcionamento do SISNAMA. Licenciamento Ambiental e o Estudo Prévio de Impacto Ambiental. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A Política Nacional de Recursos Hídricos, A proteção da flora, fauna e pesca. O Estatuto da Cidade. A Lei de Crimes Ambientais e os instrumentos judiciais e extrajudiciais de defesa dos bens ambientais. Reparação de danos ambientais.

 

Educação Ambiental (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina objetiva apresentar meios suficientes para que os profissionais de diversas formações possam elaborar projetos e desenvolver programas de Educação Ambiental que promovam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários à preservação e melhoria da qualidade ambiental.

 

Ecotoxicologia e Mutagênese Ambiental (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Perspectiva histórica da Ecotoxicologia. Biomarcadores Ecológicos. Conceitos de mutagênese ambiental. Mutagênese ambiental na carcinogênese humana. Métodos utilizados na avaliação do potencial mutagênico de compostos ambientais utilizando ensaios com animais, vegetais e com cultura de tecidos.

Objetivos: Compreensão dos princípios da ecotoxicologia e mutagênse ambiental, de metodologias correntes nesta área e do perigo das alterações no material genético provocadas por compostos xenobióticos.

Conteúdos: Ecotoxicologia: conceitos e definições. Biomarcadores, bioindicadores e monitoramento ambiental. Respostas celulares a agentes citotóxicos/genotóxicos. Mutação e Mutagênese. A importância da mutagênese ambiental na carcinogênese humana. Métodos e critérios de Avaliação de mutagênese/carcinogênese.   

        

Energias Renováveis - Inovação e Perspectivas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Um pouco da história das tecnologias de energia. Matriz energética brasileira e sua comparação com a mundial. A geração de energia elétrica e sua distribuição. O papel das termelétricas na garantia da oferta de eletricidade no Brasil. Energia de reserva. Como flexibilizar a matriz energética brasileira. Futuro dos recursos. Energia eólica. A situação no Brasil e no mundo. Noções de aproveitamento eólico. Os modernos aerogeradores. Perspectivas futuras para a energia eólica. Energia solar. Radiação solar. Mapa solarimétrico. Equipamento. Geração fotovoltaica. Geração térmica. Análise de viabilidade econômica. Análise de viabilidade econômica. Biomassa: geração elétrica e biocombustíveis. As outras fontes de energia: combustíveis fósseis (carvão, óleo e energia nuclear).

 

Estatística Aplicada e Otimização de Experimentos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Importância da estatística na tecnologia ambiental; Introdução à estatística; Planejamentos fatoriais; Modelo estatístico; Otimização simplex; Probabilidades; Estatística descritiva; Distribuição de probabilidades; Testes de hipóteses; Regressão linear; Introdução à teoria dos erros.

 

Estudo de Caso Interdisciplinar (30 horas)

 

Ética na Pesquisa Científica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Noções de bioética. O sistema de regulação ética da pesquisa em seres humanos no Brasil. Especificidades sobre a ética em pesquisa. A elaboração de protocolos para submissão de projetos de pesquisa ao Sistema CEP/CONEP. A Pesquisa Envolvendo Animais. Acesso ao Patrimônio Genético e ao conhecimento tradicional associado.

 

Ferramentas da Ciência para o Meio Ambiente I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos científicos voltados à problemática ambiental serão apresentados sob a forma de metodologias e estratégias envolvendo modelos, e simulações matemáticas, além de estudos de casos elencando problemas reais envolvendo o saber científico nas áreas de biologia, física e química. Sendo que os professores apresentarão suas contribuições em seu turno, proporcionando ao aluno a vivência com dados e situações reais.

 

Ferramentas da Ciência para o Meio Ambiente II (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos científicos voltados à problemática ambiental serão apresentados sob a forma de metodologias e estratégias envolvendo modelos, e simulações matemáticas, além de estudos de casos elencando problemas reais envolvendo o saber científico nas áreas de biologia, física e química. Sendo que os professores apresentarão suas contribuições em seu turno, proporcionando ao aluno a vivência com dados e situações reais.

 

Gestão Integrada de Recursos Hídricos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Ciclo Hidrológico e Geoquímico; Tempo de Residência; Balanço Hídrico e Sistemas Hidrológicos; Disponibilidade Hídrica, Usos e Problemas Relacionados à Água, Princípios e Instrumentos da Gestão dos recursos Hídricos. Bacias de Drenagens como recorte espacial da análise dos recursos hídricos, relação de interdependência entre os componentes geo-biofísicos e sócio-econômicos das bacias hidrográficas. visão sistêmica e integrada sobre as bacias hidrográficas e sua dinâmica de funcionamento, discutindo os usos múltiplos da água, suas formas de gestão e suas relações com a produção do espaço geográfico.  legislação brasileira de recursos hídricos e a recente atuação dos comitês gestores das bacias hidrográficas.

 

Geoprocessamento (2 créditos, 30 horas)

Conceitos básicos do geoprocessamento; Cartografia aplicada ao Geoprocessamento; .estrutura e formas de aplicação dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s); técnicas de Sensoriamento Remoto; técnicas de Posicionamento GPS. GPS e suas relações com os SIG’s; fontes abertas: INPE e Google Earth; Georreferenciamento; aspectos práticos e funções importantes. para a Gestão Pública e o Planejamento; exemplo de usos do geo-processamento: cadastro multi-funcional, registro de propriedade territorial, gerenciamento de risco etc.; Elaboração de Mapas.

Objetivos: Apresentar os conceitos de geoprocessamento e uso das geotecnologias; caracterizar o uso dos SIGs; apresentar o potencial do geoprocessamento e suas técnicas; mostrar as possibilidades de aquisição, manipulação e integração de dados para a área ambiental; conceituar sensoriamento remoto; apresentar o uso da tecnologia GPS; elaborar consultas e análises espaciais no estudo de ciências naturais; praticar o uso de SIG.

  

Limnologia Geral (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Caracterização geral de rios, estrutura e organização em cursos de água. Fatores físicos e químicos de importância para a biota em rios. Transporte de matéria e nutrientes em rios: aspectos gerais e modelagem. Composição e diversidade das comunidades aquáticas em cursos de água. Noções de produção primária, produção secundária e estrutura trófica nos rios. Vegetação e a sua importância na ecologia dos cursos de água. Lagos e reservatórios: diferenças e semelhanças quanto à caracterização geral. Índices de qualidade de água e a determinação do status trófico.

 

Noções de Tratamento de Efluentes (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Importância dos processos de tratamento de efluentes na tecnologia ambiental; Processos de Tratamento: conceituação e operação; Tratamento Preliminar: gradeamento e desarenação. Tratamento Primário; Decantação, Floculação, Físico-químico e Biológico. Tratamento Secundário: lagoas de estabilização e facultativas, aeradas e de maturação. Lodos ativados. Filtração biológica aeróbia, rotores de contato. Processos Anaeróbios –UASB’s e RAFA’s. Tratamento do Lodo: espessamento (adensadores e centrífugas); Estabilização; Digestão Anaeróbia e Aeróbia; Estabilização Alcalina; Desidratação (Centrífugas, Filtros–Prensa e de Esteira); Destinação Final. Tratamento Local: Fossas sépticas, filtro anaeróbio, poços absorventes (valas de infiltração e sumidouros, valas de filtração).

 

Poluição e Caracterização das Águas Continentais e Oceânicas (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Evolução histórica, instrumentos e métodos utilizados na área da química aquática e marinha. Estudo dos processos e fenômenos oceânicos a partir de sua subdivisão tradicional: Oceanografia Geológica, Oceanografia Química, Oceanografia Física e Oceanografia Biológica. Introdução ao estudo da zona costeira.

Conteúdo Programático:  Introdução.  Evolução dos oceanos. Propriedades físico-químicas das águas marinhas. Dinâmica marinha. Vida marinha. Introdução à zona costeira. 

 

Poluição e degradação ambiental (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Degradação ambiental, conceito, tipos e fatores responsáveis pela degradação ambiental;

Tipos de poluição. Poluição difusa e poluição pontual:

Poluição da água: Poluição inorgânica e Poluição orgânica, propriedades dos poluentes na água; Fatores responsáveis pela mobilidade dos poluentes na água, principais reações dos poluentes na água. Poluentes biodegradáveis e poluentes recalcitrantes ou xenobióticos.

Poluição do solo: Conceito de solo, fases do solo, matéria orgânica, Principais poluentes do solo, principais propriedades físico-químicas do solo e dos poluentes do solo, reações dos poluentes no solo, mobilidade dos poluentes no solo.

Poluição Atmosférica. Poluentes gasosos e particulados, emissões gasosas. Tipos de poluentes gasosos: Primários e secundários, Fontes gasosas móveis e estacionárias.

 

Proficiência em Língua Estrangeira 

 

Qualidade Ambiental (solo e água) (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Água na natureza, a água e o homem; Impurezas encontradas na água; Parâmetros de qualidade da água, requisitos e padrões de qualidade da água, poluição das águas. Introdução à microbiologia da água (biologia de microrganismos - bactérias, fungos, vírus, parasitos); Doenças veiculadas pela água; Reaproveitamento, fontes, tratamento convencional para obtenção de água potável; Utilização industrial da água; Introdução à microbiologia do solo; Indicadores biológicos e bioquímicos da qualidade do solo; Estimativas da atividade microbiana no solo; Enzimas do solo; Biodegradação de contaminantes. Conceito de radioatividade; Radiações ionizantes e materiais radioativos; Radioatividade no meio ambiente; Geoquímica dos minerais radioativos; Datação radioativa; Solos não saturados; Modelos de transporte de água e solutos no solo.

 

Qualificação de Mestrado 

 

Resíduo Urbano e Industrial e a Saúde Humana (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Organização e tendências da gestão de resíduos sólidos urbanos e industriais, considerando os aspectos envolvendo a indústria geradora de serviços e bens de consumo, dentro de um contexto geral de saúde pública, qualidade de vida das populações, proteção e defesa do ambiente, por meio de uma análise do processo decisório, estabelecendo os conceitos e pressupostos metodológicos e sistêmicos.

 

Saúde e Meio Ambiente (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Saúde ambiental: conceitos básicos em ecologia e estudo dos efeitos de modificações sobre o homem, geradores de saúde e doenças. Alterações ambientais e as implicações na qualidade de vida do ser humano. Processos naturais que regulam o meio ambiente e os efeitos das interferências antrópicas nos ecossistemas. Análise do significado dos indicadores de qualidade de vida como: expectativa de vida, mortalidade infantil, alfabetização, etc. Saneamento, evolução histórica, diagnóstico e avaliação das intervenções. Estudo de caso.

 

Tópicos Especiais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Estudo sistemático sob aspecto interdisciplinar na pesquisa tecnológica ambiental; Apresentação e discussão de temas de interesse do curso; Apresentação de seminários por especialistas nas áreas de interesse do curso; Apresentação de seminários individuais pelos alunos abordando temas relacionados com a pesquisa a ser desenvolvida; Realização de seminários individuais por parte dos alunos para apresentação do Projeto de Pesquisa.